No pix automático, o usuário pode agendar com antecedência os pagamentos que já sabe que serão cobrados.
Na quinta-feira (7), foi informado pelo Banco Central (BC) que o Pix automático vai começar a funcionar em 28 de outubro. Na forma desse jeito de pagar, a pessoa pode programar com antecedência os pagamentos que ela já sabe que vão ser descontados.
Leia mais:
Segundo o que foi divulgado pelo G1, o Pix automático está disponível para ela pagar coisas, tipo:
- Contas de água e luz
- Escolas e faculdades
- Academias
- Condomínios
- Parcelamento de empréstimos
Atualmente, as pessoas já conseguem pagar essas contas através da conta-corrente, mas o Banco Central acredita que o Pix vai ser acessível para mais gente.
Atualmente, as pessoas já conseguem pagar essas contas através da conta-corrente, mas o Banco Central acredita que o Pix vai ser acessível para mais gente. De acordo com Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, em entrevista ao G1, para possibilitar o pagamento automático, as empresas precisam ter parceria com cada banco.
Isso limita o acesso, já que só parte da população tem essa opção. Com a introdução do Pix automático, as empresas não precisam fechar acordos individuais com cada banco, apenas é necessário um acordo com um banco que ofereça essa opção.
Qualquer pessoa nas instituições do Pix poderá usar o Pix automático, o que abre oportunidades para instituições menores entrarem nesse mercado.
Ângelo Duarte – O chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC.
Não haverá cobrança de tarifas para indivíduos. Para empresas, a negociação será livre, dependendo do acordo entre a empresa e a instituição financeira. A prestação do serviço seguirá este formato: os bancos são obrigados a oferecer a modalidade para pessoas físicas, enquanto para empresas, o banco decide se disponibiliza o serviço para uma empresa específica.
Para usar o Pix automático, a empresa será responsável por fornecer as instruções de pagamento. O indivíduo só precisará decidir se deseja ou não utilizar o Pix automático. Para isso, a pessoa comunica à empresa que deseja pagar usando o Pix automático; a empresa envia a proposta ao cliente, que recebe uma notificação para confirmar a autorização de pagamento.
Além disso, a empresa pode enviar a fatura do mês com essa opção ativada; o cliente a paga utilizando o QR Code e confirma se deseja ou não aderir ao Pix automático.
Agendamento Periódico no Pix
A partir de outubro do ano seguinte, uma nova modalidade do Pix, conhecida como agendado recorrente, se tornará uma exigência. Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, esclarece que o Pix agendado se assemelha a uma transferência e está disponível para uso entre indivíduos e empresas.
É importante ressaltar que a funcionalidade de Pix agendado está limitada a transações entre pessoas físicas e empresas que possuam CNPJs ativos. Isso significa que tanto os consumidores quanto as empresas terão a obrigação de se ajustar a essa nova modalidade quando ela entrar em vigor no próximo ano.
O Pix agendado oferece a possibilidade de ser utilizado em diversas situações, tais como:
- Recebimento de mesada;
- Realização de doações;
- Pagamento de aluguel entre pessoas físicas;
- Liquidação de serviços recorrentes prestados por pessoas físicas, como diaristas, terapeutas, educadores físicos, entre outros.
Foi informado pelo Banco Central que algumas instituições bancárias já disponibilizam essa escolha, mas não é obrigatório para todas.
Venha fazer parte do nosso canal no YouTube, fique por dentro dessa e de mais novidades!
Se inscreva no canal agora mesmo e ative o sininho para notificação de vídeo novo.
Pingback: O FGTS Digital usará o Pix e está programado para começar a operar a partir de 1°março - Help Desk Contábil
Pingback: Até as 22h desta segunda-feira (15) - Help Desk Contábil